terça-feira, 29 de junho de 2010

O Grande Conselho



O Senhor ensinou a todos os santos Profetas que antes de virmos a este mundo nós já existíamos em um estado espiritual com nosso Pai Celestial e nossos irmãos, ensinou também que havia um plano para nosso progresso e felicidade eterna.
Para a apresentação desse plano os filhos e filhas do Pai celestial foram reunidos em um grande conselho, neste conselho o Senhor nos fez participantes nas decisões, tivemos o privilegio de aceitar ou rejeitar o plano conforme proposto.
Foram debatidos assuntos sobre a criação do mundo, a queda de Adão e Eva, a Expiação dos pecados, a ressurreição e o julgamento final.
Nós “nos rejubilamos, diante da perspectiva da mortalidade e de sua promessa e seu potencial, embora talvez tivéssemos nos preocupado um pouco quanto à possibilidade de fracasso”. (Jó 38:7).
Por nos amar como seus filhos o Senhor desejava que fôssemos como Ele é. Por isso nos deu a possibilidade; através de seu plano nós, Seus filhos espirituais poderíamos nos tornar deuses como Ele próprio, pois somos Seus herdeiros. E como Seus herdeiros temos direito a tudo, e tudo consiste em Seus atributos, qualidades e criações. (Salmos 82:6-7, Heb.11: 12).
Teríamos que vir ao mundo em corpos mortais passando pelo véu do esquecimento, tendo que aprender tudo novamente e decidir aceitar ou rejeitar.
Sabendo que cairíamos em pecado por causa da natureza carnal, o que nos ajudaria a entrar na mortalidade e no conhecimento do bem e do mal, foi proposto um salvador que sofreria na carne e no espírito as dores pelos pecados de toda a humanidade nos dando por sua voluntariedade e graça a oportunidade de vivermos eternamente em nosso lar celeste com nosso Pai e nossas famílias se assim desejasse-mos. (Isaias53: 3,5-8).
Lúcifer tentou alterar o plano para exaltar a si mesmo acima de Deus e desejando tirar o arbítrio dos filhos de Deus. (Moises 4:1; Isaias 14: 12-14).
Jeová, conhecido como Jesus Cristo apresentou-se desejando fazer a vontade do Pai em todas as coisas.
Como a questão do livre arbítrio era crucial ao plano de nosso Pai, Jesus Cristo (Jeová) foi escolhido. Lúcifer rebelou-se e se tornou satanás, persuadindo um terço dos filhos de Deus a segui-lo. A isso se seguiu o que nos é indicado como a guerra no céu, que resultou na expulsão desses espíritos rebeldes. (Apoc.12;Isaias 14)
Por isso foram privados de receberem corpos físicos e de participarem da mortalidade. Esses espíritos juntamente com satanás foram expulsos para esta terra onde perseguem, assustam e mentem para enganar-nos e nos escravizar espiritualmente.
Para nos ajudar a não ceder à astúcia desses inimigos o senhor ainda no grande conselho celestial Pré-ordenou homens justos como lideres para servirem nesta terra como orientadores espirituais, para governarem o povo e ensinar o caminho de volta ao lar celestial, esses homens ( Profetas e Apóstolos ) são levantados de tempos em tempos para trazerem a boa nova. (Jeremias 1: 5, II Pedro 1:19-21/Lucas9:1-2,Êxodo3:1-22,4:1-17,I Samuel 3:1-14, Efésios 2:”19-20).
A pré-ordenação é diferente, porém por diversas vezes confundida com “pré-destinação” em pregações de líderes de incontáveis denominações religiosas pelo mundo. Quando se fala em pré-ordenação, temos que entender que quando uma pessoa é pré-ordenada a fazer isso ou aquilo, ela pode ou não fazer o que lhe foi pré-ordenado como tarefa (ou seja uma ordem dada antes de vir à esta terra na condição mortal). A pré-ordenação é uma tarefa oferecida com a opção de ser aceita ou rejeitada pelo pré-ordenado. Porém na maneira do senhor, quando Ele nos dá um mandamento, esse mandamento vem acompanhado por uma bênção e por uma penalidade, a bênção por ser cumprida a ordem, e a penalidade por ser desrespeitada ( sendo que cada lei ou mandamento revelado ao homem é para sua proteção e salvação ).
O desrespeito à ordem do senhor é caracterizado como pecado, por isso estamos sujeitos às penas da justiça, o que difere do conceito ensinado como pré-destinação.
Na pré-destinação, não importa o que fizermos nesta vida, se estamos pré-destinados a salvação seremos salvos e ponto final.
O apóstolo Paulo dirigindo-se aos Hebreus no novo testamento, esclarece esta compreensão com as seguintes palavras:
“Porque se vivermos deliberadamente em pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados;” (Hebreus 10: 26).

Nenhum comentário:

Postar um comentário